terça-feira, 13 de maio de 2008

EDUCAÇAO E TÉCNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Com a disciplina das TICS, me dei conta do valor que tem a tecnologia no ensino aprendizagem. Constatei que aos poucos os computadores se incorporam ao dia-a-dia do ambiente escolar.
Nossa escola ainda não dispõe deste recurso para ser utilizado pelos alunos, sendo ainda restrito o uso pelos professores, para esta atividade, os alunos utilizam o laboratório municipal de informática. Acredito na sensibilidade e competência da nossa Secretária Estadual de Educação, para que num futuro promissor e rápido todas as escolas estaduais sejam contempladas com computadores. Este instrumento proporcionará a interação e revisão dos métodos tradicionais, incorporando o uso da técnologia no processo pedagógico da escola, afim de que sejam explorados pelos alunos os recursos básicos como: identificação de letras, símbolos, cores, e números auxiliando na coordenação motora com o manuseio do mouse .
Utilizando o programador de texto, o aluno elabora, copia palavras, frases e textos, amplia o vocabulário, a ortografia, a criatividade, espontaneidade, curiosidade e sinais gráficos, desenvolvendo ainda a atenção e o raciocínio através dos jogos.

sábado, 10 de maio de 2008

EDUCAÇAO E TÉCNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Tudo o que é novo assusta, mas se o desafio é lançado, resta-nos enfrentar ou desistir.
Tenho como lema, “Lutar sim, desistir jamais”, motivo que me leva a enfrentar com coragem e determinação a disciplina das TICS. Após a aula presencial, percebi que não seria nada fácil.
Jamais em toda a minha vida ouvi falar algo semelhante ao que estou aprendendo.
Li e reli varias vezes os textos propostos, pesquisei, assisti vídeos, enfim procurei recursos nas mais diversas fontes e finalmente conclui que a tecnologia está tão próxima de nós, que logo não será possível sobreviver sem sua participação e que ainda incorremos o risco de sermos substituídos pelo computador.
Acredito que o uso da tecnologia facilita a aprendizagem, pois diante de erros o aluno é incentivado a continuar tentando, buscando alternativas, repetindo erros ,sem ter que passar por situações constrangedoras diante de pais colegas e professores.
Acredito piamente que se estas atividades por mim realizadas fossem frente a frente com professores e colegas não teriam o mesmo sucesso, pois me deixaria vencer pelo medo de errar, de ser ridicularizada, sentindo-me incapaz, preferindo calar.
Diante do computador dou asas a minha imaginação, exponho minhas idéias, leio, releio, erro, apago, debato, analiso, crio, procuro resolver problemas, sempre tentando acertar, mas convicta de que caso erre, serei orientada de forma educada a repensar ou refazer.
O uso do Software educativo em seu aspecto lúdico, favorece a vontade de aprender, oportunizando a compreensão mais rápida dos conteúdos apresentados, fazendo com que a aprendizagem se torne mais atraente.