terça-feira, 15 de junho de 2010

SEMINARIO INTEGRADOR

Como titular a um mês do terceiro ano, percebo que há entre eles certo grau de agressividade, quase ultrapassando o que poderíamos chamar de agressividade equilibrada, presente no desenvolvimento humano.
Juntamente com a estagiaria, buscamos conhecer a realidade familiar de cada aluno, através de visitas, pesquisas, dialogo com a turma e através de reunião com os pais. Percebemos que a agressividade de alguns chega a ser preocupante, pois atinge também a família e as pessoas com as quais convive, ou por elas são instigada a agredir, baseadas no exemplo.
Após este trabalho, estamos buscando tomar determinadas atitude e medidas buscando compreender os motivos que justificam tais comportamentos.
Os educadores necessariamente devem trabalhar a dimensão das relações inter individuais, dimensão esta que implica a legitimação de princípios e regras de convívio.
Através do dialogo, estamos instigando os alunos a formular ações baseadas em regras e limites que possam ser respeitadas e cumpridas por todos, sem que isso fira o bom relacionamento entre alunos e professora.
Busco organizar o ambiente escolar de modo que o aluno se sinta calmo e confiável, porem na comunicação mantenho firmeza na voz e na expressão corporal, estipulando limites e dizendo não sempre que necessário, aliás o que considero uma forma de dar carinho e educa-los.
. Nem sempre o professor está preparado para lidar com esta realidade e por vezes sem muita supervisão e ou orientação acaba prejudicando seu trabalho, pois trabalhar com alunos agitados e agressivos exige muito mais que teoria, exige pratica.

Nenhum comentário: