quarta-feira, 16 de abril de 2008

DATA INESQUECÍVEL

Diante do maior desafio por mim enfrentado, o de fazer defesa oral de minha reflexão síntese, perante uma banca de professores dos mais renomados currículos, de tutores e colegas, descobri a capacidade e o auto- domínio que tem o ser humano sobre si mesmo.
Ciente do compromisso que isto representava na minha vida e da responsabilidade perante mim mesma e a sociedade, senti-me bloqueada, parecia que toda minha aprendizagem era irreal, que não conseguiria passar minha mensagem.
Chegado o momento, iniciaram-se as defesas . Por sorte, não fui uma das primeiras . Fiquei em silêncio concentrada nas explanações de minhas colegas e dos comentários feitos pela banca. Busquei forças, pedi a proteção de Nossa Senhora e quando fui solicitada a falar, consegui desempenhar o papel que a mim foi atribuído.
Apesar da dificuldade de expressar-me em público, pouco a pouco fui adquirindo confiança e calma, recordando o que havia aprendido , bem como as mudanças ocorridas em minha vida durante este período, como aluna e professora.
Só então tomei consciência do crescimento que tive e a melhoria na qualidade do ensino, ocorrido por conta do que aprendi na UFRGS.
Fiz uma defesa muito real, expus exatamente o que fiz, o que aprendi, até porque sempre trabalhei com turma, o que acredito facilitar o trabalho. Quisera ter a facilidade de expressão e a criatividade que tiveram alguns colegas que me antecederam para expor tudo o que fiz através de material áudio- visual,pois com certeza traria fatos que muito auxiliariam em seus trabalhos.
De maneira simples, consegui fazer um trabalho diferenciado do que fazia anteriormente, interagindo com meus colegas professores e com a comunidade escolar, tornando os alunos membros participantes do grupo, modificando e criando situações dentro do Projeto Político Pedagógico da escola. As defesas dos colegas não só sanou dúvidas, como me motivaram para novas conquistas.
Acredito que só consegui vencer esta batalha pela compreensão, profissionalismo e carisma do grupo responsável por nosso pólo.

Um comentário:

Roberta disse...

Delaine!!

A apresentação oral sempre nos traz angústias, por momentos pensamos que não conseguiremos nos expressar e as palavras parecem que fogem. Mas com o tempo vamos retomando a calma e as palavras vão fluindo. É um fato muito importante que conseguiste colocar na tua apresentação fatos que foram realmente compreendidos e aprendidos por ti durante o semestre.´
É no momento de síntese de nossas aprendizagens que temos a tomada de consciência que nos mostra que relamente aprendemos, e é isso que vai modificando a nossa prática.
Continue trocando informações com colegas, tutores e professores, pois assim enriquecerá ainda mais a tua prática.
Abraços
Roberta