Os conhecimentos teóricos sobre como a criança aprende, a relação entre ensino e aprendizagem vista à luz da teoria de Piaget e Vigostsky, somados a minha experiência como educadora em sala de aula, tem sido fundamentais para a construção de novos saberes.
Geralmente os educadores têm como princípio perseguir o crescimento e o desenvolvimento dos alunos, mas para isso é necessário ter-se em mente que o diferencial está na postura do educador. É necessário para isso fazermos uma reflexão à luz da pratica na sala de aula, ouvir os alunos, levá-los a levantar hipóteses, construir conceitos, compreender a lógica de seus erros, pois é obvio que a aprendizagem escolar nunca parte do zero. A criança inicia seu aprendizado muito antes de entrar para a escola, ou seja, desde o nascimento tem início um processo em que acumula vivências e informações. É necessário reflexão sobre fatos ocorridos no dia a dia da sala de aula, em relação a aluno, professor e planejamento, para que se necessário for ocorra alterações, criando espaço para que o saber que a criança traz se manifeste , pos isto será uma das ferramentas que fará uso para incorporar novos conhecimentos.
Conforme Becker (2003), na concepção interacionista, professor e alunos interagem na sala de aula, essa se caracteriza como um ambiente de aprendizagem.
Outro fator que considero de grande valia é a troca de experiências entre colegas professores, buscando novas técnicas e recursos.
È necessário ter-se em mente que o sucesso de nossos alunos depende de uma pedagogia que busque valorizar a confiança, o respeito e a responsabilidade, pois precisamos de pessoas pensantes, criativas, dinâmicas que não se satisfaçam nem de longe com a memorização como forma de aprendizagem.
2 comentários:
Delaine!!
As reflexões que têm realizado nesse blog nos mostram que o curso conseguiu o que era almejado: fazer com que vocês pensassem sobre a sua própria prática. E isso tu vens fazendo muito bem.
Parabéns!!
Abraços
Roberta
Sinceramente, após as reflexões feitas durante o estágio sobre o trabalho que venho realizandocom muita responsabilidade,me faz sentir com verdadeira tristeza o "tempo" em que trabalhei sem tantas orientações, valorizando muitas vezes mais o meu pensar do que os conhecimentos dos alunos. Quiser eu estar com uma margem de no mínimo dez anos de magisterio para poder em pratica tudo aquilo que "aprendi", teoricamente durante o curso e que tive o poder de exercitar com minha turma. durante o curso teo
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