quinta-feira, 3 de junho de 2010

SEMINARIO INTEGRADOR

Baseada em minha experiência e em conhecimentos adquiridos durante o curso quero deixar registrado minha preocupação com a maneira como muitos professores desenvolvem sua pratica em sala de aula.
O papel do educador consciente é testemunhar a seus alunos, diariamente seu amor, competência, tolerância, concordância e coerência entre o que diz e o que faz, sendo capaz deonviver com as diferenças. Estas diferenças deverão ser conhecidas não somente através de observações, mas também no chamado “corpo a corpo”, ou seja, em visitas, encontros, entrevistas e investigações,
Para desenvolver este processo de conhecimento é importante que se investigue o aluno como membro de uma família, uma comunidade com uma linguagem própria, seus valores, desejos, frustrações, possibilidades, necessidades, capacidades conhecimentos, hábitos, vivência social etc. É o conhecimento de realidades e experiências de vida que vão abrir caminhos para melhor entendermos os problemas de nossos educandos.
É fundamental que o professor observe e estude esta realidade na qual sua ação pedagógica será efetivada, para então preparar ações reais, organizadas e apropriadas ao nível de interesse do aluno, pois estará então elaborando um trabalho amparado em vontades e idéias significativas dentro do contexto escolar.
Será que nós quanto estagiários ou professores, em algum momento paramos para analisar a realidade onde se desenvolve nossa pratica pedagógica?
Já pensamos e agimos quanto as mudanças que pode e deve sofrer em nossa Pratica? E o que deve permanecer?
Como e quem são meus alunos? Conheço-os como pessoa, como grupo ou apenas pelo nome?
Será que minha pratica está adequada ao momento?
E o meu relacionamento com a titular da turma não está interferindo no meu relacionamento com os alunos?
Apesar de estarmos finalizando nosso estágio, ainda há tempo , vamos parar e refletir, buscar dados sobre a realidade do aluno, do professor titular e da escola,pra construirmos , para que possamos colocar os primeiros tijolos que servirão como alicerce para uma educação de qualidade.
“Quanto melhor for a qualidade da educação, menos importante será o papel da psiquiatria no terceiro milênio.” Augusto Cury.

Um comentário:

Roberta disse...

Delaine!!

Cada vez que visita o teu blog e leio as atuas reflexões penso que professoras como tu é que fazem a diferença. Mesmo depois de anos de sala de aula, consegues identificar em tua prática coisas que podem ser melhoradas. Conseguiste tirar do curso o melhor fazendo com que as tuas aulas se tornasse mais participativas e interessantes para os teus alunos.

Teu trabalho é inspirador.

Abraços
Roberta