segunda-feira, 20 de abril de 2009

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II - E

Lendo os textos” Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos”, de Fernando Becker, pude constatar que o meu entendimento sobre o que é conhecimento, esta condizente com suas idéias.
Como ele, não acredito no ensino tradicional, onde o professor ensina, na certeza de que o aluno aprende.
Tomando como base a fala de Emília Ferreiro e Ana Teberesky, as crianças necessitam elaborar diferentes hipóteses sobre o funcionamento do sistema de leitura e escrita, onde o professor será apenas o mediador. O aluno deixa de ser receptor de uma estrutura que “impõe” conhecimento e passa a ser autor de seu próprio conhecimento.
A escola tradicional, é autoritária, reprodutora de conhecimento, enfim legitimada pela epistemologia empirista, onde o aluno perde sua curiosidade, reprimindo sua criatividade, e seu espírito crítico dá lugar ao silêncio.
Por outro lado, a escola tradicional apresenta determinantes que auxiliam na vida do aluno, pois quem durante toda a vida aprendeu a ouvir sem questionar, a submeter-se sem contestar, é um forte candidato ao mercado de trabalho.São pessoas que perdem sua identidade, que se acomodam , deixam de viver segundo seus princípios para atender a vontade do outro, deixando ser influenciado.
O professor não é dono da verdade e nem tão pouco do conhecimento, este faz parte da bagagem hereditária que todo ser humano carrega consigo desde seu nascimento, basta apenas que seja exercitado. O pobre do professor que age de maneira tradicional, não o faz por maldade, mas por acreditar que o conhecimento possa ser transmitido ao aluno.
Existem professores, não diretivos, acreditam na bagagem hereditária do aluno, auxiliam na aprendizagem, porem sem ensinar já que “ninguém ensina ninguém”. Esta postura pedagógica é fundamentada pela epistemologia apriorista.
A aprendizagem ocorre a partir do momento em que somos estimulados a dar respostas ao que nos é proposto, elaborando nossos conceitos e os colocando em prática.

Nenhum comentário: