quarta-feira, 28 de abril de 2010

SEMINARIO INTEGRADOR



Como elaborei meu projeto em conjunto com meus alunos, consigo trabalhar de maneira harmoniosa, não encontrando dificuldades para desenvolver as atividades previstas, as surpresas aparecem.
Quando conduzia uma reflexão sobre ensinamentos e amor de Jesus, percebi que um dos meus alunos apenas me olhava, nada dizia, parecia nem respirar. Fiz uma pausa e perguntei se estava se sentindo bem. Apenas acenou a cabeça que sim. Insisti.
_Queres perguntar alguma coisa? Revoltado, falou em alto e bom tom.
_ Se a senhora está dizendo que Jesus é tão bom e que o homem deve seguir seus ensinamentos, pois somos a imagem de Deus, porque então meu pai usa droga?
Fiquei sem resposta. A aula silenciou. Em seguida iniciaram as conversas laterais, percebi que o assunto despertara interesse e curiosidade.
Deixei de lado minha aula tão bem planejada, mas que não mais interessava, nem prendia a atenção dos alunos e “entrei na deles”. Não aceitaria que este aluno fosse discriminado e nem que o assunto fosse motivo para conversas na rua. Enquanto ganhava tempo pensando em como conduzir minha aula, sugeri que fosse feito uma pesquisa para saber o significado da palavra “droga”.Com auxílio do dicionário realizamos esta tarefa. Após discutirmos sobre isto, busquei o conhecimento de cada aluno sobre o tema em pauta e se este fazia parte de seu cotidiano. (família, colegas)
O assunto se propagou por toda a sala e, só no final descobri que a droga usada pelo pai do menino era o álcool, gerando discórdia e agressões físicas e morais dentro da família..Aí, foi outra serie de informações e conscientizações, quase todos falavam a mesma linguagem, dizendo que apesar de não gostarem, os pais bebiam , as vezes ficavam bravos, mas passava. Chegaram a pedir que o colega tivesse calmo e rezasse pra Jesus ajudar o pai a deixar de beber.
Foi muito interessante este final de aula, pois ouve uma integração onde os colegas se mostraram solidários, pesquisaram argumentaram, justificaram, a fim de deixar o colega tranqüilo. No final do período consegui com aproveitamento concluir minha aula de Ensino Religioso.

Um comentário:

Roberta disse...

Delaine!!

O "jogo de cintura" é mesmo o maior aliado do professor. Saber reconduzir uma aula nos mostra o preparo do professor e a flexibilidadde no seu planejamento.
Parabéns.

Abraços
Roberta