domingo, 8 de junho de 2008
Após a leitura e reflexão do texto “ a matemática da vida” , compreendi o quanto habilidades matemáticas são importantes em nossa vida. A matemática e a leitura, não podem se separar, precisam seguir uma linha paralela, apesar de muitos professores sentirem alguma rejeição sobre esta disciplina.A matemática na maioria das vezes é considerada como complicada, não tão significante. A partir do momento em que me conscientizei de que os números são nossos companheiros inseparáveis e os apresentei aos meus alunos,a aprendizagem e o interesse por esta disciplina sofreu uma grande melhoria. Como pensava,a matemática instiga o aluno ao desenvolvimento lógico ,mas não é detentora exclusiva desta virtude.
A matemática é essencial na formação do cidadão. Segundo Danyluk,” é preciso ler e escrever matemática”.
Das inúmeras atividades que realizamos durante este semestre, a que mais me motivou foi a do geoplano. No primeiro momento fiquei um pouco apreensiva, pois não tinha domínio sobre ele e tudo que é novo assusta.
Munida de pedaços de madeira e pregos, fui motivada para a escola, expliquei aos alunos o trabalho que iríamos fazer, o nome do objeto e qual sua utilidade. Muito me marcou a construção e utilização do geoplano, pois os alunos se sentiram curiosos e interessados. Todos participaram na confecção de três geoplanos. Medindo, traçando, contando os pregos e pregando. Após terminada a tarefa, em grupo, realizamos uma atividade exatamente como foi aplicada na nossa aula presencial. Como não dispomos de computador na escola , passamos as figuras feitas para malha quadriculada.Após varias figuras feitas onde muitas tinham formas geométricas, com auxílio da régua,passamos a medi-las. Somamos lados , calculando perímetro, como assimilaram com muita facilidade este ensinamento, passei a explicar como calcular área destas figuras. Tudo tranqüilo, o uso deste recurso foi um facilitador na aprendizagem de perímetro e área, conteúdo que sempre sofreu problema de entendimento, agora foi desenvolvido de forma prazerosa. Utilizei este recurso para introduzir o estudo sobre frações. Constatei que quando há interesse e participação a aprendizagem é evidente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário