quarta-feira, 15 de outubro de 2008

ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE

A escola do século XIX e XX, não tinha como objetivo a formação da autonomia, preocupava-se sobre tudo com a construção de trabalhadores dóceis, obedientes e concordatas.
Desde este período até os dias de hoje , a educação sofreu varias reformas, leis foram criadas, porem ainda hoje enfrentamos um sistema educacional que estabelece limites, dita leis e prima pela não formação critica, com autonomia, independência , poder de decisão, pois tais procedimento assusta e ameaça quem está no poder.
Refletindo sobre Marx, acredito que não foi apenas um critico, mas alguém que tinha uma visão diferenciada sobre o mundo, a educação e a valorização do ser humano, que acreditava e por isso defendia suas idéias.
Era preocupado com a qualidade e gratuidade do ensino para crianças de todas as classes sociais, valorizava a classe trabalhadora, acreditando que esta devia lutar para acabar com o capitalismo , reduzindo assim as crises econômicas , defendia a limitação de horário de trabalho de crianças, jovens e mulheres , tentando integrar ao ensino o trabalho manual e intelectual.
Nós como professores, precisamos lutar por um sistema de ensino mais justo, igualitário e democrático, tentando superar modelos tradicionais, valorizando por igual todos os alunos.
Como citou o colega Edinei em sua postagem no fórum” O tipo de educação que se produz em cada contexto social, não decorre da moral estabelecida pelos seus docentes, como afirmava Durkhein, nem apenas das relações-conflitos, como pensava Webber.Ao contrário, afirma Marx, é a exigência da condição moderna, da organização econômica e social, que indica a necessidade de crianças ficarem em creche para que seus pais possam trabalhar.

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