quinta-feira, 9 de outubro de 2008

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Com base no texto” Organização curricular da escola e avaliação de aprendizagem” de Maria Beatriz Gomes da Silva, faço uma análise da real importância e responsabilidade, quando da elaboração de um currículo.
Lembro que em meadas dos anos setenta, época em que ingressei no magistério como educadora, entendia-se por currículo, unicamente a organização dos conhecimentos, dos conteúdos que deveriam ser ensinados e que todos os alunos deveriam aprender.
Hoje, compreendo que o currículo escolar, por mais abrangente e diversificado que seja, jamais consegue dar conta de tudo o que poderia ou deveria ser ensinado.É impossível montar uma proposta curricular sem que haja interdisciplinaridade , integração entre disciplinas.
O currículo precisa ser relativo ao professor , a sua tarefa e ao meio em que atua, levando em consideração as reais necessidades dos aluno, a valorização do ser humano, a formação crítica, o respeito a direitos e deveres, a democracia, e a sociedade. A educação vai muito alem do que o professor acredita que o aluno deve aprender, estende-se até o que e como a criança quer aprender.
Se realmente queremos educar, precisamos oferecer ao educando oportunidade de observação, comunicação, dedução, classificação, enfim subsídios que os leve a tomar decisões, analisar, comparar, contrastar, sintetizar e avaliar.
Precisamos aproximar o educando dos problemas , curiosidades e interesses seus e de seus familiares.
Ao elaborarmos o currículo, precisamos ter em mente as seguintes questões:
Para que escola, clientela e sociedade está sendo elaborado. Deve ser flexível, podendo ser alterado sempre que a comunidade escolar achar necessário.
Em nossas escolas, o currículo geralmente é organizado em forma de regime seriado ou ciclado.
No regime seriado se faz presente a educação tradicional, predominando a transmissão de conhecimento. Neste modelo, conforme consta no texto Currículo: O coração da escola, página primeira, os conhecimentos são divididos em componentes curriculares, específicos para cada campo de conhecimento e esses, por sua vez, são subdivididos em series ou anos de , estudos. Os conteúdos devem ser ensinados e aprendidos igualmente por todos os alunos.
O regime ciclado, considera as variações evolutivas do aluno , suas histórias, família, experiências, seu ritmo, porem com objetivo de incluí-lo na sociedade. Agrega valor formativo a todo o campo do saber. É também dividido em tempos que variam de dois a três anos de duração.

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