Karl Marx foi o fundador do materialismo histórico, na realidade, filósofo social.
Pertencia a uma família judaica de classe média. O pai era advogado .Convertidos ao protestantismo, estudou Direito, mas seu interesse maior era pela área de Filosofia e História.Como aderiu a militância comunista e a política operaria, despertou ira no governo e na imprensa.Marx foi expulso de Paris, Prússia e França.
Mudou-se para Londres, onde viveu por mais ou menos quinze anos, numa situação financeira lamentável. Neste período difícil de sua vida, recebeu ajuda de Friedrich Engles( 1820-1895), mais tarde co-autor de varias obras com Marx, como: O Manifesto Comunista.
A obra de Marx reúne uma variedade de textos: reflexões curtas sobre política, estudos históricos, escritos militantes. Sua obra prima foi O Capital, que transcrevia uma investigação profunda sobre o capitalismo e o modo como agir para superá-lo.
A maneira como Marx expressava seu pensamento foi alvo de varias interpretações. A base de tudo está na idéia de que tudo se encontra em constante processo de mudança. A própria sociedade se estruturava de modo a promover e atender os interesses da classe dominante, de onde provinham conflitos e lutas. Marx torno-se internacionalmente conhecido como líder intelectual, a partir da fundação da Associação Internacional dos trabalhadores
Um comentário:
Delaine!!
Muito bom ver as tuas reflexões sobre as aprendizagens desse semestre. Vejo que todos esse autores estão te trazendo novas concepções de educação.
Abraços
Roberta
Postar um comentário