Ontem, domingo, estava em casa, quando recebi uma ligação de um dos meus alunos,queria saber sobre sua postagem no “blog”. Conversamos bastante tempo, depois fiquei pensando: realmente, nem escola e nem professor se restringe ao espaço da sala de aula.
Mesmo em casa no domingo, na ida ao refeitório, nas brincadeiras na hora do recreio, enfim em todos os momentos em que se faz presente o professor, ali existe ação educativa.
O aluno precisa ter confiança em seu professor e autonomia para poder agir e reagir de acordo com suas necessidades, como foi o caso do meu aluno. O grupo com o qual a criança convive tem influência significativa em seus valores morais, por isso não abro mão do trabalho conjunto de professor e aluno na elaboração do projeto pedagógico, onde juntos traçamos e cumprimos regras, tendo liberdade para criticá-las, através do uso da razão.
La Taille (2000.p.71) Cada vez que damos liberdade, damos responsabilidade. O valor pedagógico da primeira deve ser avaliado em função da importância da segunda, pois dar liberdade sem dar responsabilidade é na verdade não dar liberdade.
Um comentário:
Delaine!!
Realmente o trabalho do professor não se restringe a sala de aula. Quando estamos em casa, quando passeamos estamos sempre envolvidas com nossos alunos. O nosso cotidiano traz a mente atividades e projetos que podemos desenvolver em nossa sala de aula.
O ser professor nunca sai da gente.
Abraços
Roberta
Postar um comentário