Estamos nos aproximando do final de mais um ano letivo. Época das avaliações e, como avaliação é um processo contínuo e cumulativo, tendo seu inicio no primeiro dia de aula, mantendo-se presente em todos os momentos ,tanto dentro como fora da sala de aula, precisamos repensar nossas anotações e conceitos. A avaliação de um aluno não pode jamais basear-se exclusivamente em uma prova escrita pois esta pouco representa num contexto de aprendizagem. Deve ser levado em consideração toda a vivência do aluno,suas dificuldades de comunicação, inibição, nervosismo, interesse, participação em conversas formais e informais, senso crítico, enfim todas as suas atitudes. Avaliar é tarefa difícil e exige muita responsabilidade, compromisso e bom senso.É muito importante que o aluno faça sua auto- avaliação pois esta oferecerá subsídios para que possamos avaliar seu crescimento. Sabemos que não podemos exigir o mesmo grau de crescimento de todos os alunos, pois cada um é único com seus potenciais e limites.
Encerrando mais este período, sinto-me feliz e tranqüila, pois estou cada vez mais comprometida com minha vida profissional. Olho meus alunos de uma maneira mais humana,com mais companheirismo,dividindo com eles minhas alegrias com professora e minhas angustias como aluna.
Encerrando mais este período, sinto-me feliz e tranqüila, pois estou cada vez mais comprometida com minha vida profissional. Olho meus alunos de uma maneira mais humana,com mais companheirismo,dividindo com eles minhas alegrias com professora e minhas angustias como aluna.
3 comentários:
Querida Delaine,
Tentando colocar os "pingos nos iis" e mudando a posição do olhar, focalizando mais na Delaine aluna, quais seriam as aprendizagens mais significativas durante este período? E porque as consideraria as mais significativas? Como poderíamos entender a Delaine na sua totalidade? Estabelecendo relações e influências das interdisciplinas nas suas práticas? Conseguirias expressar isso em palavras? Com todos os "pingos dos iis"? Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie
No texto, quando me refiro ao nervosismo, penso no momento de ingresso na faculdade, onde tudo era novo, difícil e complicado. Sentia dificuldade em me comunicar , bem como interpretar os textos apresentados. A tecnologia era algo que me causava espanto. Devido a distância entre o pólo e a localidade onde moro,o difícil acesso e a dificuldade de transporte, não era possível a ida diariamente ao pólo. Não possuía computador e claro,nem internet.Enfrentei dificuldades sérias, mas superei-as. Hoje, possuo computador e internet, apesar de ainda não dominar totalmente a tecnologia. Leio muito, pesquiso, procuro estar em dia com meus trabalhos, reformulei minha vida. Fazem parte de minhas leituras a LDB, Planejamento de Ensino e Avaliação,Didática de José Carlos Libâneo, alem dos textos pesquisados.Procuro adaptar tudo que aprendo na faculdade , para aplicar em sala de aula com meus alunos.
Trabalho muito com o lúdico, associado ao teatro e a música.
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