segunda-feira, 20 de abril de 2009

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II - E

A partir da realização da aula 3-Aprendizagem, pude perceber que a ação é promotora da aprendizagem, visto que aprendemos muito mais e melhor a partir do momento em que interagimos com a situação. Para que ocorra a aprendizagem, vários fatores influenciam de maneira significativa, como: Clareza de objetivo, interesse, conhecimento prévio,” embora não seja este exigência para aprendizagem”, motivação, oportunidade, estímulo, ação e bom censo de quem ensina, permitindo assim que o educando seja um agente ativo no processo de aprendizagem.
Está comprovado, que a aprendizagem ocorre a partir do momento em que o educando não apenas ouve, mas toca, sente, manifesta sua curiosidade, critica, formula hipóteses e busca soluções.
A partir do erro e do acerto é que a aprendizagem se torna significativa , pois o educando é estimulado a dar resposta ao que lhe é proposto de maneira prática.
Assim como minha instrutora agiu ao querer me ensinar a andar de bicicleta, buscando meus conhecimentos prévios, conhecendo minha realidade, assim também os educadores devem proceder ao elaborar sua proposta de trabalho.

2 comentários:

Eliana Ventorini disse...

Delaine!

Que bom quando as interdisciplinas, de fato, se interrelacionam, não é?

Afirmas, entre outras coisas, que a "ação" promove a aprendizagem... Também destacas que para se aprender, é preciso acionar o conhecimento prévio. Quem aprende deve ser "agente" (ativo) do processo...

oportunidade, estímulo, ação e bom censo de quem ensina, permitindo assim que o educando seja um agente ativo no processo de aprendizagem...

A partir disso, que relação tu estabelecerias entre essas concepções e a metodologa de projetos de aprendizagem?

Podemos seguir conversando sobre isso?

Um forte abraço,
Profª Eliana Ventorini
Seminário Integrador - TC

Delaine disse...

Olá professora Eliana, como citei, a "ação" é um dos fatores primordiais da aprendizagem,pois não acredito em aprendizagem se o aluno não for ativo, agindo, reagindo, questionando, resolvendo, enfim sendo agente participativo. No caso do professor ativo e o aluno pasivo acredito mais em decoreba do que realmente aprendizagem. importante considerar nossos conhecimentos