Durante o V semestre, na interdisciplina Seminário Integrador, desenvolvemos em grupo um projeto de aprendizagem.
Por opção do grupo, a pergunta escolhida foi: O que determina os diferentes grupos sanguíneos?
Foram realizadas algumas reuniões, feito pesquisa, elaborado mapas conceituais e finalmente concluído o projeto.
Como aprendizagem, ficou marcado que na realização de um projeto, a parte fundamental não é o resultado obtido, mas sim o processo do desenvolvimento, o caminho percorrido, o envolvimento, as reflexões,o fazer e refazer,a organização, , a aceitação do outro dentro de seus limites, enfim a mudança de comportamento.
Crescemos muito quando somos capazes não só de analisar nossos erros, dúvidas e certezas, mas de aceitá-las ou transformá-las.
Agora compreendo que para se ter êxito na execução de um projeto é necessário cautela e conhecimento na elaboração da pergunta para que seja produtiva, abrindo assim espaço para uma pesquisa bem fundamentada.
Se o trabalho for em equipe, é necessário que se tenha discernimento , calma e resignação para ouvir, aceitar, interagir, participar, analisar, com autoridade sem ser autoritário
As aprendizagens, duvidas, argumentos e as fontes pesquisadas devem ser registrada com coerência e clareza, para melhor compreensão e entendimento de todos que a ela tenham acesso.
Foram realizadas algumas reuniões, feito pesquisa, elaborado mapas conceituais e finalmente concluído o projeto.
Como aprendizagem, ficou marcado que na realização de um projeto, a parte fundamental não é o resultado obtido, mas sim o processo do desenvolvimento, o caminho percorrido, o envolvimento, as reflexões,o fazer e refazer,a organização, , a aceitação do outro dentro de seus limites, enfim a mudança de comportamento.
Crescemos muito quando somos capazes não só de analisar nossos erros, dúvidas e certezas, mas de aceitá-las ou transformá-las.
Agora compreendo que para se ter êxito na execução de um projeto é necessário cautela e conhecimento na elaboração da pergunta para que seja produtiva, abrindo assim espaço para uma pesquisa bem fundamentada.
Se o trabalho for em equipe, é necessário que se tenha discernimento , calma e resignação para ouvir, aceitar, interagir, participar, analisar, com autoridade sem ser autoritário
As aprendizagens, duvidas, argumentos e as fontes pesquisadas devem ser registrada com coerência e clareza, para melhor compreensão e entendimento de todos que a ela tenham acesso.
2 comentários:
Oi, Delaine!
Tudo bem?
Como bem observastes, o trabalho com a metodologia de projetos de aprendizagem possibilita muitas aprendizagens, como, por exemplo, aprender a trabalhar em equipe (saber negociar, partilhar, dialogar, cooperar, etc.)
Em um projeto de aprendizagem, a formulação da pergunta também é um elemento fundamental, porque todo o trabalho será orientado no sentido de respondê-la!
Se não temos uma boa pergunta, o trabalho não avança, ou avança muito pouco (pois logo a respondemos!), não gera aprendizagens, construção de novos conhecimentos...
Mas, afinal, o que é uma "boa pergunta"? Na tua opinião, como saber se uma pergunta é "produtiva", "boa"?
Te aguardo para seguirmos conversando!
Beijo grande,
Profª Eliana Ventorini
Seminário Integrador - TC
Profª Eliana, para mim, pergunta produtiva é aquela que nos permite avançar nas pesquisas,nas leituras, refletir, questionar certezas, resolver dúvidas , debater,agregando novos entendimentos sobre o tema questionado.
Postar um comentário