Ao aplicarmos o método clínico sobre a conservação do número, em alunos do 1º ano, nos preocupamos em seguir rigorosamente o roteiro de registro e análise das provas aplicadas.Como observadora, percebi que a apresentadora conduziu o trabalho de maneira bastante rigorosa,seguindo a seqüência do questionamento, sem permitir nenhuma mudança , como se isto fosse alterar o resultado. Procurou nunca interferir ou sugerir nas descobertas da criança. Após a aplicação, nos reunimos e constatamos que a criança possuía noção de conservação e se encontrava no estádio pré- operatório.
Com as explicações dadas pela professora na aula presencial, aprendi que o interesse do método clinico é instigar a criança, investigar as explicações fornecidas e ao o número de acertos que apresenta.
O método clínico tem grande valor no que diz respeito a pesquisa, formulação de hipóteses e reconhecimento matemático.
Através do exemplo apresentado pela professora Jaqueline na aula presencial, foi possível entender como pode ser encaminhado o método, bem como identificar o estádio de desenvolvimento da criança.
Estádio pré- operatório: Como se a criança tirasse uma foto de cada momento.
Estádio operatório- concreto: É como se fosse uma filmadora que registra e acompanha o desenvolvimento , transforma e percebe a quantidade.
Os estádios do desenvolvimento estão sempre relacionados com o anterior e podem ocorrer em qualquer momento da nossa vida, dependendo da situação.
Ao aprende que os estágios acontecem em seqüência , independente da ordem cronológica, foi possível compreender que ao pensarmos em planejar nossas atividades, precisamos conhecer o estádio em que se encontram nossos alunos, para gradativamente introduzir as atividades, de modo que esta favoreça o desenvolvimento da seguinte.
É necessário termos bem desenvolvido nosso senso de observação, pois só assim será possível situar a criança no estádio certo , promovendo assim sua aprendizagem.
Com as explicações dadas pela professora na aula presencial, aprendi que o interesse do método clinico é instigar a criança, investigar as explicações fornecidas e ao o número de acertos que apresenta.
O método clínico tem grande valor no que diz respeito a pesquisa, formulação de hipóteses e reconhecimento matemático.
Através do exemplo apresentado pela professora Jaqueline na aula presencial, foi possível entender como pode ser encaminhado o método, bem como identificar o estádio de desenvolvimento da criança.
Estádio pré- operatório: Como se a criança tirasse uma foto de cada momento.
Estádio operatório- concreto: É como se fosse uma filmadora que registra e acompanha o desenvolvimento , transforma e percebe a quantidade.
Os estádios do desenvolvimento estão sempre relacionados com o anterior e podem ocorrer em qualquer momento da nossa vida, dependendo da situação.
Ao aprende que os estágios acontecem em seqüência , independente da ordem cronológica, foi possível compreender que ao pensarmos em planejar nossas atividades, precisamos conhecer o estádio em que se encontram nossos alunos, para gradativamente introduzir as atividades, de modo que esta favoreça o desenvolvimento da seguinte.
É necessário termos bem desenvolvido nosso senso de observação, pois só assim será possível situar a criança no estádio certo , promovendo assim sua aprendizagem.
Um comentário:
Delaine!!
O método clínico realmente nos ajuda a entendermos melhor as fases do desenvolvimento de nossos alunos. O que nos proporciona uma seleção de atividades que possam ajudá-lo a evoluir para o próximo nível.
Abraços
Roberta
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