A partir da aula presencial, pouco fiz alem de procurar livros, tentar me “ familiarizar” com a pesquisa na Internet, reler textos das interdisciplinas que fizeram parte do eixo I e rascunhar procedimentos utilizados no estágio curricular e que servirão como base para o TCC.
Relendo textos, percebi o quanto a leitura está presente em todos os momentos da vida do ser humano.
Piaget foi um dos escritores com quem mais me identifiquei durante o curso, pois como ele muito me preocupa a aprendizagem dos alunos.
A interdisciplina Escola Projeto Pedagógico e currículo muito vão contribuir com meu trabalho, enfatizando idéias de Paulo Freire, Ira Shor e John Dewey.
A LDB, também será usada como objeto de pesquisa.
. Na década de 70 e princípios de 80 surgiu na UFRGS, apoiada nas teorias de Piaget trabalhos explorando a potencialidade do computador.
Após ler o texto “Informática Educativa da Brasil: Uma História Vivida, Algumas Lições Aprendidas” de Maria Cândida Morais, fiquei surpresa com a rapidez com que a informática vem se expandindo, não só no meio educacional como social.
O uso do Software educativo favorece e facilita a aprendizagem, pois o aluno ao errar no computador, não se sente incapaz de aprender, pelo contrario, desperta a vontade de repetir, de tentar. Os erros e as tentativas auxiliam na aprendizagem.
Utilizando o programador de textos , o aluno elabora, copia palavras, frases e textos, amplia o vocabulário, a ortografia, criatividade, desenvolvendo a atenção e o raciocínio.
Lembrando o mestre Progogine (1996): “O tempo é construção (...) Não podemos ter esperanças de realizar o futuro, mas podemos influir nele (...) Há pessoas que temem utopias, eu temo a falta de utopias”.
Relendo textos, percebi o quanto a leitura está presente em todos os momentos da vida do ser humano.
Piaget foi um dos escritores com quem mais me identifiquei durante o curso, pois como ele muito me preocupa a aprendizagem dos alunos.
A interdisciplina Escola Projeto Pedagógico e currículo muito vão contribuir com meu trabalho, enfatizando idéias de Paulo Freire, Ira Shor e John Dewey.
A LDB, também será usada como objeto de pesquisa.
. Na década de 70 e princípios de 80 surgiu na UFRGS, apoiada nas teorias de Piaget trabalhos explorando a potencialidade do computador.
Após ler o texto “Informática Educativa da Brasil: Uma História Vivida, Algumas Lições Aprendidas” de Maria Cândida Morais, fiquei surpresa com a rapidez com que a informática vem se expandindo, não só no meio educacional como social.
O uso do Software educativo favorece e facilita a aprendizagem, pois o aluno ao errar no computador, não se sente incapaz de aprender, pelo contrario, desperta a vontade de repetir, de tentar. Os erros e as tentativas auxiliam na aprendizagem.
Utilizando o programador de textos , o aluno elabora, copia palavras, frases e textos, amplia o vocabulário, a ortografia, criatividade, desenvolvendo a atenção e o raciocínio.
Lembrando o mestre Progogine (1996): “O tempo é construção (...) Não podemos ter esperanças de realizar o futuro, mas podemos influir nele (...) Há pessoas que temem utopias, eu temo a falta de utopias”.
Um comentário:
Oi Delaine,
Destacaste, em tua postagem, leituras importantes realizadas nos início do curso, mas é preciso ir além... É necessário estabelecer relação com a tua prática pedagógica (seja como professora ou como aluna-estagiária) ou com teu TCC. Espero que essa articulação esteja presente nas próximas postagens, certo?
Enfatizaste, em tua postagem, o uso da tecnologia. Utilizaste recursos tecnológicos no teu estágio? Como foi esse trabalho?
Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.
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