Após releitura e reflexão do texto “A matemática da vida”, compreendi que esta e a leitura não podem jamais se separar, precisam sim seguir uma linha paralela, apesar de inúmeros professores sentirem muita rejeição com o estudo da matemática, procurando distanciá-la das demais disciplinas. Por ser a matemática essencial na formação do cidadão, precisamos ler e escrever matemática. Mais uma vez se apresenta a leitura como peça fundamental da aprendizagem, já que o sujeito que não lê, não escreve e nem interpreta, ficando difícil ou impossível resolver problemas apresentados no dia a dia. Embora na escola matemática e linguagem não se articulem muito bem, na vida real é impossível interpor qualquer estranhamento entre elas. Na realidade precisamos de ambas, a leitura/ escrita e matemática. Uma até pode se apresentar de maneira mais formal, outra menos polissêmica, mas todas fazem parte da comunicação humana.
A pratica do diálogo, entre educador e educando deve ser usada em todos os momentos, para que ambos estejam cientes do que está sendo ensinado e para que deve ser aprendido, para assim poder compreender e desvelar a linguagem do que está sendo dito nas atividades.
A leitura “desperta” e alimenta a confiança e o respeito que deve permear todo o trabalho realizado em educação. Assim sendo verificou-se que quando contextualizada no universo da criança a leitura é incorporada com mais criticidade.
Percebe-se que o ato de ler é base essencial para a apreensão do conhecimento. Saber ler implica em desvendar mistérios e compreender mundos, ultrapassar qualquer idéia de se querer mensurar ou de colocar limites de sentido. Nunca é demais lembrar que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra “, tal como ensinou o mestre Paulo Freire (1992).
A pratica do diálogo, entre educador e educando deve ser usada em todos os momentos, para que ambos estejam cientes do que está sendo ensinado e para que deve ser aprendido, para assim poder compreender e desvelar a linguagem do que está sendo dito nas atividades.
A leitura “desperta” e alimenta a confiança e o respeito que deve permear todo o trabalho realizado em educação. Assim sendo verificou-se que quando contextualizada no universo da criança a leitura é incorporada com mais criticidade.
Percebe-se que o ato de ler é base essencial para a apreensão do conhecimento. Saber ler implica em desvendar mistérios e compreender mundos, ultrapassar qualquer idéia de se querer mensurar ou de colocar limites de sentido. Nunca é demais lembrar que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra “, tal como ensinou o mestre Paulo Freire (1992).
Um comentário:
Oi Delaine,
Certamente a matemática e a leitura são fundamentais para a vida em sociedade; são formas de linguagem, formas de comunicação. Mas a leitura, diferentemente da matemática, permeia todas as áreas de conhecimento. Na verdade, ler está acima de qualquer disciplina, pois a leitura abrange/comporta todas as áreas de conhecimento. A Matemática é uma disciplina específica e exige um conhecimento mais prático, mais lógico, por isso, muitas vezes, se distancia (e até se opõe) da disciplina de Português na escola. São conhecimentos que exigem habilidades diferentes.
Beijos, Rô Leffa.
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