sábado, 20 de novembro de 2010

Desde o tempo do Brasil colônia e imperial, o ensino da leitura precedia o ensino da escrita, este era atribuído ao preço do papel, cujas famílias de menor posse tinham dificuldades ou impossibilidades de adquiri-lo. Ainda hoje, a leitura antecede a escrita, a criança entra em contato com diferentes textos antes de saber ler ou escrever, favorecendo assim reflexões sobre o sistema da escrita e o conhecimento de seus usos e de suas funções.
Na escola, a criança inicia uma nova etapa de socialização, pois convive com um grupo maior, para isso é necessário aprender e cumprir regras, ler e interpretar, buscar solução para problemas, entender causas, analisar conseqüências, ser sujeito que procura ativamente compreender o mundo, buscando resolver interrogações que este mundo apresenta isto tudo independe do uso da escrita.
O professor precisa repensar sua maneira de trabalhde seus direitos e deveres, capazes de contribuir para a construção de uma sociedade igualitária, digna e democrática.
Através das atividades de leitura e escrita, o aluno aprende coisas diferentes, mobiliza saberes distinto.
A leitura é um meio de lazer e informação. É um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significado do texto lido.
Segundo Zilberman (1985, p.11)
A universidade do ato de ler provém do fato de que todo indivíduo está intrinsecamente capacitado a ele a partir de estímulos da sociedade e da vigência de códigos que transmitem preferencialmente por intermédio de um alfabeto.
O objetivo da leitura deve ser a formação do indivíduo autônomo.

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