quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE

Max Weber era alemão, segundo ele, a Sociologia é o estudo das interações significativas de indivíduos que formam uma teia de relações sociais, tendo como objetivo a compreensão da conduta social. Esta ênfase dada a compreensão subjetiva, levou Weber a definir a ação social como a conduta humana pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo.
O autor defende que hábitos, submissão e afeto, são fatores nos quais se baseia a dominação, classificando-a como Dominação legal, Dominação tradicional e dominação carismática .
Dominação legal tem como apoio as bases jurídicas, podendo ser considerada como dominação burocrática, tão presente em órgãos públicos, onde a pessoa que ordena é considerada superior perante os subordinados , que precisam cumprir ordens , obedecer normas , sem direito a opinar e ou reclamar. Este tipo de dominação está presente visivelmente nas escolas onde as leis são impostas pelo governo estadual ou municipal. Ao corpo docente e discente cabe apenas a responsabilidade de cumpri-las ou fazer com que cumpra-se.
Dominação tradicional: O dominante exerce poder sobre o dominado, fazendo prevalecer suas preferências, convicções, tradições e caprichos, exigindo por conseguinte, dependência, e fidelidade dos dominados.
Dominação carismática: O líder é escolhido pelo carisma, por influências políticas ou religiosas, desconsiderando sua qualidade profissional ou competência. Isto ainda é usado nas escolas, principalmente municipais onde o diretor é escolhido com cargo de confiança do prefeito.
A escola como entidade educacional, exerce papel importante na formação de uma sociedade melhor, mais igualitária, pois são os educadores os responsáveis natos pela formação de indivíduos pensantes e críticos, com idéias libertadoras, capazes de modificar a sociedade, tornando-a democrática e justa, onde seja banido qualquer tipo de dominação.
Precisamos lutar para que alunos e professores possam juntos trabalhar por um amanhã melhor e mais democrático.

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