Sempre fui uma pessoa responsável ,com muitas atividades a realizar e problemas a resolver durante todos os dias. Por vezes não conseguia ser pontual na realização das tarefas, atribuindo isto a falta de tempo, correndo de cá para lá, procurando atender a tudo e a todos mas o que acontecia eram tarefas inacabadas, ou mal acabadas e compromissos adiados. Hoje ao iniciar o 5º semestre na UFRGS, após ter a oportunidade de ler o texto “ Organizar o tempo é fundamental”escrito por Lia Luft e obedecendo solicitação da disciplina Seminário Integrador, através de tabela, organizei o meu tempo. Decidi controlar minha vida e meu tempo de acordo com a minha capacidade, mantendo equilíbrio entre o que tenho que fazer e o que posso fazer. Percebi ao acabar a tabela que todo o tempo que usei para fazer esta atividade foi de grande valor, pois a partir daí me senti capaz de lidar de maneira correta, disponibilizando tempo suficiente par cada tarefa, sendo possível ainda fazer uma avaliação sobre a qualidade de meus investimentos, descobri que sou capaz de organizar meu tempo de tal forma que tudo seja realizado a tempo e a contento.
Passei a estabelecer objetivos e metas, priorizando atividades para que seja realizada uma de cada vez, sem deixar para amanhã o que pode e deve ser feito hoje.
A partir desta atividades compreendi que não dispunha de tempo suficiente para dedicação a família a sociedade ou ate mesmo o lazer , porem quando pensei que minha agenda através da tabela estava perfeita, percebi a falta de flexibilidade que em nenhum momento havia previsto atividades espontâneas , novos experimentos ou situações imprevistas.
Vou ganhar tempo. Vou refazer a tabela, abrir brechas, reorganizar, enfim fazer tudo que preciso para que meu tempo seja ocupado de maneira prazerosa, riscando para sempre expressões como: não posso, não vou conseguir....
Nenhum comentário:
Postar um comentário