quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO - E

Após estudos realizados sobre Gestão Democrática na Educação, passei a refletir sobre os segmentos administrativos necessários para que haja uma escola pública democrática. Visto que democracia segundo o conceito extraído do dicionário Aurélio, é algo que emana do povo e para o povo, a escola democrática é administrada por um líder escolhido pela comunidade escolar, que ouve e atende seus interesses, trabalhando em parceria. Todos os integrantes da comunidade tem o direito de participar , discutir, traçar metas e objetivos e decidir junto o destino da escola.
A escola democrática está alicerçada a toda a comunidade, aberta ao dialogo , possui regimento, plano de trabalho, PPP elaborado com a participação do corpo docente, discente e comunidade, visto que é o norteador de toda a vida da escola, sendo feito de maneira flexível, sujeito a mudanças para atender a anseios da comunidade. Trabalha de forma transparente, presta informações financeiras. através da prestação de contas.
A escola democrática está sempre disposta a atender os diferentes segmentos da sociedade, mesmo sem vínculo algum.
O que ainda ocorre são escolas que se intitulam democráticas, fazem todo o tramite para realização de planejamentos e na prática o que se vê são cópias autenticas de procedimentos de anos anteriores ,demonstrando assim que todo o empenho nada mais representou que uma resposta a leis administrativas, um atendimento burocrático, onde os agentes internos esquecem do conteúdo do documento que por vezes permanece engavetado, dificultando a aproximação entre escola e comunidade, gerando desconfiança e descaso.

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